5 verdades sobre o Vegetarianismo que você vai gostar de saber


Eu fico muito feliz quando recebo algum feedback dos textos que publicamos aqui na Alpha Saúde. Afinal de contas, esse blog é para vocês, nossos pacientes, amigos, parceiros, todos os que acompanham de perto o trabalho que fazemos com tanta dedicação há muitos anos.

Por isso, e especialmente quando se trata de vegetarianismo, eu fico realmente feliz porque vivemos num país que ainda desconhece uma série de coisas importantes sobre o assunto e no qual essa dieta vem crescendo, sem que os serviços que atendam o público vegetariano cresça na mesma proporção.

Então, hoje eu gostaria de desmistificar cinco ideias pré concebidas sobre o vegetarianismo que não retratam a realidade do que ele representa e que vêm de encontro à algumas dúvidas que apareceram com base em outros textos que publicamos sobre o assunto aqui no nosso blog. Vamos lá:

1- Vegetariano não “passa fome”: eu acho de certa maneira triste ter que explicar isso em pleno século XXI - por que as pessoas julgam uma realidade sem conhecê-la? Somos um dos países mais ricos do mundo no que se refere a alimentos orgânicos: hortaliças, legumes, frutas, grãos. Um arsenal vastíssimo de alimentos que a maioria das pessoas desconhece a existência, quem dirá as potencialidades. Muitas vezes um vegetariano, justamente por saber da importância do equilíbrio das refeições, pensa muito mais e se alimenta com mais consciência do que está consumindo, do que pessoas que têm dieta a base de proteína animal, por exemplo.

2 - Nem todo vegetariano é ativista: já vi acontecer algumas vezes - pessoas dizerem a um vegetariano: “ah, mas você não vai tentar me convencer não, né?”. Não é assim que funciona. É claro que os vegetarianos têm os seus motivos para não consumir carne e estão dispostos a compartilhar essas informações com quem desejar, mas não se trata de palanque político. É uma escolha de vida como qualquer outra e deve ser respeitada.

3 - Nem todos pais vegetarianos registrem a dieta dos filhos: não é porque os pais são vegetarianos que eles obrigam os filhos a serem também. O vegetarianismo, como já disse, é uma escolha pessoal e os pais apresentam aos seus esta possibilidade dentre outras, assim como pais que consomem carne fazem - ou deveriam fazer.

4 - Existem pessoas que não gostam de carne: pode parecer um pouco “absurdo” para uma sociedade como a nossa que consome altos índices de carne vermelha e branca por ano, mas é muito válido lembrar que existem pessoas que simplesmente não gostam de carne. Por gosto pessoal. Por paladar. Nada além disso. E essas pessoas têm todo o direito de ter boas opções no cardápio, e acima de tudo, serem respeitadas por seu gosto.

5 - A dieta vegetariana não impede ninguém a participar de festas: já ouvi também dizer que se é vegetariano, não deve ser convidado para ocasiões como churrascos, por exemplo. Mas, quem é que disse isso? Fosse assim, aqueles que comem carne não deveriam ser convidados para uma festa de queijo e vinho, por exemplo? Nada disso. A opção pessoal de cada um não deveria restringir ninguém a nenhuma ocasião. Este é o princípio da liberdade que está, inclusive, acima da dieta pessoal.É uma questão humana básica de respeito.

Aqui eu ressalto algo desde o começo: respeito. Respeito pela decisão e a opção de cada um consumir o que gosta e o que entende por bom. Acredito que muitas informações errôneas não seriam disseminadas se as pessoas respeitassem as outras acima de de qualquer divergência de ideias, gostos e opiniões.

É assim com tudo na vida, não é?

Há uma série de estudos que mostram os benefícios do vegetarianismo e como adequá-lo a cada situação de vida específica como na amamentação, gravidez, em casos de doenças como diabetes e etc. Falaremos mais a respeito deste assunto no blog, mas, desde já gostaria de reforçar: você, vegetariano, pode contar comigo como endocrinologista para o que precisar. Agende uma consulta. Para mim será um grande prazer e uma grande alegria atender você.

Espero o seu contato.

Ah, e você pode seguir o meu perfil no Instagram também.

Lá eu costumo dar várias dicas de saúde e você pode deixar comentários nos posts - @dr.marioLhano

Até breve!

Dr. Mário Lhano - Endocrinologista e Metabologista CRM 101515, atende há mais de 10 anos e é especialista em dieta vegetariana.

Instagram: @dr.mariolhano

#vegetarianos #vegeterianismo #saude #dicas

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square

Copyright © 2006-2013 Alpha Saúde. Todos os direitos reservados. As informações deste site são de cunho informativo e não substitui o atendimento médico. As decisões sobre o tratamento devem ser orientadas por profissionais especializados.