Probióticos caseiros: a moderna fonte natural de vitaminas.


Probióticos são, resumidamente, as substâncias que consumimos e que chegam vivas até o intestino. Agora eles estão surgindo com uma nova roupagem, especialmente utilizados como alimentos funcionais, ou seja, com um fim específico para uma alimentação saudável.

Os mais recentes e destacados são Kombucha e Kefir, leveduras típicas do oriente e que tem a potencialidade para fermentar leites, chás e suco de frutas.

Segundo Suzana Seed, professora do departamento tecnologia bioquímico-farmacêutica da USP, os probióticos não curam doenças, mas são uma grande novidade que tem atraído interesse cada vez maior por ajudar a manter o equilíbrio da microbiota ( o conjunto de microrganismos que habitam a pele e a mucosa do nosso corpo) e ajudam a criar resistência a infecções.

Conhecemos a microbiota, popularmente, como flora intestinal. É fundamental para a saúde do nosso intestino.

Em turco kefir quer dizer “sentir-se bem”. É um tipo de produção muito antiga, conhecida desde os primeiros tempos da civilização europeia. Hoje a sua produção é muito comum em alguns países e foi trazida para o Brasil através de pesquisadores brasileiros.

A Kombucha é conhecida desde antes de Cristo, na China, e é uma bebida fermentada a partir de um tipo de chá. Os dois tipos de probióticos podem ser produzidos em casa, a partir de “mudas” que começam a ganhar um comércio forte em nosso país.

Alguns estudos têm apontado para benefícios especiais no fígado e no melhoramento da imunidade, mas a área ainda é muito recente.

Falando nisso, por se tratar de micro-organismos vivos, é muito importante ficar alerta para o cuidado com o armazenamento e os utensílios utilizados no trato dos probióticos, uma vez que eles levam um tempo para fermentar e pode ser contaminados.

Além disso, não é recomendado livre consumo para grávidas, lactantes e pessoas com algum tipo de alergia alimentar.

Fonte:

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/05/1888486-probioticos-caseiros-kombucha-e-kefir-sao-a-nova-moda-nutricional.shtml

#kombucha #kefir

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square

Copyright © 2006-2013 Alpha Saúde. Todos os direitos reservados. As informações deste site são de cunho informativo e não substitui o atendimento médico. As decisões sobre o tratamento devem ser orientadas por profissionais especializados.