Congresso Americano de Diabetes: eu estive lá com mais 14 mil especialistas e vou lhe contar como fo


No mês passado eu estava no Estados Unidos, em Orlando. Fui participar do Congresso Americano de Diabetes que aconteceu com mais de 14 mil especialistas na área da saúde, que tratam especialmente de pacientes diabéticos. Olha, mais uma vez, os dados preocupam a nós médicos, mas tivemos a informações valiosíssimas no avanço do tratamento da doença que eu gostaria muito de compartilhar com vocês hoje.

Só pra você ter uma ideia: a diretora da Associação Americana de Diabetes, a dra Tracy Drown, lembrou-nos que uma a cada três pessoas no mundo são pré-diabéticas, ou seja, estão em condições ideais para o desenvolvimento da doença e 99% delas NÃO sabe disso.

Durante o Congresso foram apresentadas novas formas de tratamento, novas medicações (como a insulina via oral ao invés de injetável) e enfoques terapêuticos que podem ajudar a nós, médicos, a lidar cada vez com mais precisão e excelência no tratamento de nossos pacientes.

É também por isso que as discussões a respeito da epidemiologia do diabetes foi tão fundamental: para que tratamento de qualidade seja a nossa prioridade.

Um dos assuntos mais destacados foi a relação da diabetes com a obesidade. Quando há acúmulo de gordura na região do pâncreas e do fígado ela compromete o funcionamento correto desses órgãos, o que resulta numa resistência à insulina. Não é a toa que a grande maioria dos obesos são diabéticos, e, por isso, tratar a obesidade e evitá-la é também uma maneira indireta de prevenir o diabetes.

Um representante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia estava lá e ele disse uma coisa com a qual eu concordo e quero reforçar: diabetes se trata com informação. Quanto mais informação e conhecimento sobre a doença o diabético tem, muito melhor ele consegue controlar a doença e seguir uma vida tranquila e feliz, sem dramas.

Além disso, após o Congresso foram reunidas as Recomendações de acompanhamento do paciente diabético. E eu faço questão de deixar aqui registrado para que todos os diabéticos tenham acesso as essas informações tão valiosas e tão fundamentais.

Afinal de contas é para isso que esses eventos acontecem: para encontrar soluções de tratamento e prevenção e divulgá-las muito além da comunidade médica, mas entre todas as pessoas da sociedade civil que precisam deste alerta. Essa é a nossa função essencial: servir a população

As recomendações são estas:

1 - Exame de Hemoglobina A1

O exame A1c mostra como se comportou a sua glicemia nos últimos 3 meses. Níveis altos de glicose no sangue podem lesar seu coração, vasos sanguíneos, rins, pés e olhos

2 - Controle da pressão arterial (Blood Pressure)

Pressão Arterial alta faz com que o seu coração tenha mais trabalho (sobrecarga). Hipertensão Arterial pode causar ataque cardíaco, AVC e doenças nos rins.

3 - Colesterol

A fração do colesterol chamada LDL pode contribuir para a obstrução das artérias. Isto pode causar infarto do miocárdio e AVC.

4 - Stop Smoking - Pare de Fumar

É FUNDAMENTAL que você peça ao seu médico para saber direitinho quais as suas taxas de hemoglobina 1, pressão arterial e colesterol.

Além disso, eu costumo dizer que conseguimos fazer pouca coisa nesta vida sem traçarmos um bom planejamento, com metas, e ir aferindo as métricas estabelecidas com frequência. É assim que os planos saem da nossa cabeça e se concretizam.

Não adianta apenas querer controlar a diabetes e continuar com os mesmos hábitos. É preciso de ação, e ação planejada, com objetivos.

Depois de tudo o que eu vi lá no Congresso eu posso afirmar como médico, mas, acima de tudo, como ser humano, que não dá pra esperar as coisas acontecerem e ficarmos apenas a mercê do que vier. É possível tomar as rédeas de nossas vidas. Saber como e porquê é preciso prevenir e para os diabéticos como é possível levar uma vida tranquila, sem sofrimento desnecessário.

Leia também: Exercícios físicos para diabéticos.

Conte comigo como endocrinologista. Se eu puder lhe ajudar, marque aqui uma consulta e vamos conversar. A vida passa rápido demais para esperarmos as coisas acontecerem sem prevê-las.

Volto em breve!

Fonte:

https://www.instagram.com/p/Bkpb2sclYDW/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=j01b83gtuy4t

Dr. Mário Lhano - Endocrinologista e Metabologista CRM 101515, atende há mais de 10 anos e é especialista em dieta vegetariana.

Instagram: @dr.mariolhano

#diabetes #congresso

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square

Copyright © 2006-2013 Alpha Saúde. Todos os direitos reservados. As informações deste site são de cunho informativo e não substitui o atendimento médico. As decisões sobre o tratamento devem ser orientadas por profissionais especializados.