“Você tem mais de 60 anos? Não parece!” Colágeno hidrolisado: vale a pena?

Quem é que nunca ouviu essa referência para algum idoso? Tornou-se comum, principalmente em nossos dias - cuja velhice é reconhecida cada vez mais tardiamente por conta do avanço dos tratamentos estéticos e das muitas campanhas de vida ativa e sem sedentarismo direcionadas à terceira idade.
O que muitos não sabem, porém, é que há uma proteína especial que ajuda e MUITO a tardar o envelhecimento da pele, mas, muito mais importante do que isso, ela garante um bem enorme à saúde no que tange a manutenção saudável da massa muscular, conservação da composição e resistência óssea, redução da dor e proteção da cartilagem pela proliferação e crescimento celular.
Estou falando do colágeno. Que é o tipo de proteína mais abundante no nosso organismo. É ele o grande responsável pela regeneração e reposição do tecido quando há alguma inflamação ou circunstância especial do mesmo.
É possível fazer a suplementação dessa proteína que ajuda a melhorar a pele, cabelo e unha que é comercializado em forma de cápsula.
O que eu gostaria de reforçar é que essa suplementação é especialmente indicada para pessoas que têm contato direto e frequente com o sol ou fumam, características típicas que antecipam o envelhecimento da pele.
Há muita, muita coisa mesmo que se pode fazer e/ou resolver apenas com suplementação
(e eu pretendo fazer um texto aqui só sobre isso. Em breve).
Enquanto isso, vou reforçar a importância de manter o colágeno como um aliado na manutenção de uma pele saudável:
Geralmente é indicado para pessoas com mais de 30 anos ou que tenham algum problema de articulação:
“Os peptídeos de colágeno são a principal fonte de matéria prima de aminoácidos para estimular os condrócitos na produção do colágeno tipo II que [...] por sua vez compõem as cartilagens hialina e elástica, sendo bastante utilizado no tratamento da artrose”. Fonte I
Já o colágeno tipo III forma as fibras reticulares do tecido muscular, parede dos vasos e vísceras.
Ou seja, é muitíssimo importante manter índices de razoáveis de colágeno no organismo para preservar as condições básicas das articulações.
E aqui vai o meu alerta: o envelhecimento é natural e pode afetar produção da proteína, mas há um vilão nessa produção que pode ser combatido: a má alimentação. A nutrição balanceada pode prevenir doenças crônicas e manter o funcionamento adequado do organismo.
Vou deixar essa definição aqui porque ela é bastante assertiva no que diz respeito a importância de uma alimentação rica em proteínas para fortalecer o metabolismo e a produção do colágeno;
“O colágeno hidrolisado é uma mistura específica de peptídeos de diferentes tamanhos, obtido a partir da hidrólise enzimática do colágeno natural proveniente do tecido conjuntivo de animais
(bovinos e suínos), com uma grande concentração de aminoácidos-hidroxiprolina, glicina e prolina”.
Arrisco ainda dizer que uma grande parte de medicamentos usados rotineiramente poderiam ser substituídos por suplementação adequada - exatamente como é o caso do colágeno.
Leia também: 7 estratégias para aumentar a autoestima
Volto em breve com este tema.
Fonte:
Dr. Paulo Cesar Zuccon de Faria - Monografia Colágeno Hidrolisado - 2016.

Dr. Mário Lhano - Endocrinologista e Metabologista CRM 101515, atende há mais de 10 anos e é especialista em dieta vegetariana.
Instagram: @dr.mariolhano