Você já fez o seu check-up este ano?


Prevenir é melhor do que remediar. Já diria este tão antigo e sábio ditado popular que todos nós conhecemos. Mas sabemos bem que, na prática, é mais fácil falar do que aplicá-lo, não é? Especialmente quando se trata de saúde.

Algumas pesquisas apontam para o fato de que o povo brasileiro é um dos que mais se automedicam no mundo e que deixam para ir ao médico apenas em situações emergenciais ou de urgência, quando há algum sintoma recorrente ou grave.

O fato é que muitos problemas de saúde poderiam ser retardados ou, até mesmo, evitados (dependendo da situação) apenas com a realização de exames de rotina e prevenção de diagnósticos com base no histórico da família e nas condições físicas de cada um.

É por este motivo que eu sou um defensor nato do check-up que, com certeza, você já ouviu falar. Trata-se, no sentido estrito do termo, de exames específicos fundamentais para saber como está o funcionamento e a saúde dos principais sistemas do organismo.

Eu posso afirmar pela experiência que tenho em meu consultório e com mais de centenas de pacientes que já passaram por aqui na Alpha Saúde: este processo é imprescindível para um acompanhamento minucioso e perspicaz que pode evitar muitos problemas futuros.

Eu falo de casos de propensão a diabetes, obesidade, hipertensão, osteoporose, câncer de tireóide e uma variedade de outras doenças.

“Descobri um câncer na tireóide apenas por um exame de rotina. Eu não tinha nada. Nenhum sintoma aparente. Graças a Deus descobri a tempo de fazer a cirurgia e impedir que o câncer se espalhasse - uma consulta e exame de rotina me salvaram”. M de Carvalho.

Este é apenas um exemplo da infinidade deles que eu já presenciei. E são pessoas que levam uma vida tranquila e saudável, sem maiores problemas, complicações ou tratamento necessário. Tudo por conta de uma simples prevenção.

Separei aqui alguns exames que fazem parte do escopo principal e configuram o check-up e que podem ajudar você a entender mais claramente a importância dessa rotina.

1 - Exame de sangue: (feito na maioria dos laboratórios particulares sem precisar agendar, só com o pedido médico e carteirinha do convênio): identificam as taxas de glicose, hemoglobinas, colesterol, triglicéries, índices hormonais importantes, taxas de vitaminas, por exemplo. É um exame rápido, praticamente indolor e com resultados que podem ser acessados pela internet e que podem ser decisivos no diagnósticos de doenças sérias;

2 - Testes hormonais: sobre os principais hormônios que alteram significativamente o desempenho e as condições para o desempenho total do sistema endócrino;

3 - Exame de urina: essencial para análise de bom funcionamento dos rins, produção de proteínas e serve até para diagnóstico de pré-eclâmpsia na gravidez;

4 - Ultrassom de tireóide: como já dissemos aqui e reforçamos acima, a tireóide é uma glândula muito importante para o desempenho dos hormônios no corpo, mas as alterações no seu funcionamento podem ser silenciosas. Por isso, o ultrassom é indispensável;

5 - Ultrassom de abdome: é um exame que analisa a possibilidade de esteatose hepática que é a presença de um tipo de gordura no fígado;

6 - Bioimpedância: avaliação do índice de de massa corporal, desempenho dos sistemas vitais e a composição corporal como um todo, não apenas o peso.

Estes são alguns dos principais exames que pedimos para entender melhor como está a saúde dos nossos pacientes e o que cada um deles precisa em cada fase da vida.

No nosso país, infelizmente, ainda temos uma carência significativa desta cultura de prevenção, cuidado antecipado, preservação, mas, cada um de nós pode fazer diferente.

Leia também: Conheça os exames preventivos mais importantes para as mulheres

Comece a mudar isso hoje mesmo: procure a Alpha Saúde e agende uma consulta conosco para fazer aquele check-up que você precisa e que pode estar adiando sem motivo aparente. Conte comigo.

Até breve!

Fonte:

https://www.tuasaude.com/exame-de-urina/

Dr. Mário Lhano - Endocrinologista e Metabologista CRM 101515, atende há mais de 10 anos e é especialista em dieta vegetariana.

Instagram: @dr.mariolhano

#checkup

Posts Em Destaque
Posts Recentes