Qual é o seu biotipo e o que ele pode dizer sobre você?

Eu costumo dizer que conhecer a origem dos termos e conceitos é um caminho seguro e sem volta para o estudo de qualquer natureza. Sem volta porque depois que você cria o hábito de buscar entender onde uma ideia foi gestada você dificilmente consegue parar de fazer isso. É fascinante e nos permite compreender o sentido de muita coisa.

Eu, como médico endocrinologista e pesquisador, estou neste caminho há alguns bons anos. E não pretendo parar. Quando vejo matérias e conteúdos muito superficiais sobre assuntos elementares penso no quanto isso é daninho à pesquisa científica e à medicina, principalmente.

Por isso eu quero hoje explicar para você o que é biotipo, como ele é classificado e o que o fundamenta - para que você conheça a origem do assunto e possa tirar as suas conclusões com base, sabendo de onde ela vem e sem riscos de perder as referências de pesquisa.

Assim como basicamente todo o conhecimento humano, a teoria do biotipo partiu da cabeça de um pensador. William Sheldon. Em 1951 ele ingressou como professor de medicina e diretor da clínica da Universidade de Oregon Medical School e foi lá onde ele se debruçou a pesquisar com afinco a relação entre características físicas e doenças.

Com herança do pensamento pragmático - em linhas gerais considera o valor apenas relativo à utilidade e tudo vale para o homem na proporção da utilidade que apresenta - Sheldon concluiu que a constituição psicológica dos seres humanos tinha bases biológicas.

Foi aí que ele constituiu um sistema que relaciona fisiologia e psicologia e resultou nas obras As variedades do Físico Humano (1940) e Variedades do Temperamento (1942) e a classificação que ele fez a respeito do tipo físico de todas as pessoas, em três grandes grupo, é até hoje a base científica para o assunto. Trata-se desta classificação de corpos:

  • Endomorfos: arredondados e macios, com acúmulo de gordura, tendo o abdome proporcionalmente maior que o tórax e os braços e pernas curtos e flácidos, com maior tendência a acumular gordura;

  • Mesomorfos: são quadrados e musculosos, com formas angulosas. O peito é proporcionalmente mais largo que o abdome. Os membros são musculosos e fortes com facilidade de ganhar massa muscular;

  • Ectomorfos: são magros e com ossos finos, com corpo e membros e longilíneos, com os ombros largos e caídos. O tórax e o abdome são estreitos e finos. Geralmente possuem metabolismo acelerado e pouca porcentagem de gordura.

Com o tempo a ideia naturalista, da relação necessária da personalidade com o físico, foi caindo em descrédito, já que muitos pensadores concluíram que poderia sim haver alguma relação do físico com a personalidade, mas não causa absoluta.

Mas a configuração dos três biotipos, ficou. Porque ela reúne em três grandes grupos as características físicas fundamentais que se aplicam à realidade: todas as pessoas possuem características do três tipos, mas sempre com a predominância de um.

E é a partir desta constituição física que se pode pensar em treinos de exercícios específicos, dietas nutricionais eficazes e personalizadas e conhecer as potencialidades especiais de cada biotipo.

A medicina pode sim ser individual. É preciso olhar para cada paciente para a suas particularidades e enxergar para além do óbvio, do que apenas apontam os exames clínicos, mas também para o que está na personalidade, na psique e na emoção humana daquele que se apresenta a nós, médicos.

Eu sei que esta é a minha missão e o estudo é o caminho seguro para concretizá-la.

Conte comigo: agende a sua consulta.

E até breve! (Seja aqui ou no meu consultório).

Fonte:

https://www.britannica.com/biography/William-Sheldon

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2012/07/22/interna_revista_correio,311809/o-que-determina-a-silhueta.shtml

https://www.researchgate.net/profile/Franciele_Menegucci/publication/320490998_O_ESTUDO_DOS_BIOTIPOS_ATRAVES_DA_MODELAGEM_PLANA/links/59e8948d0f7e9bc89b5415a5/O-ESTUDO-DOS-BIOTIPOS-ATRAVES-DA-MODELAGEM-PLANA.pdf

Dr. Mário Lhano - Endocrinologista e Metabologista CRM 101515, atende há mais de 10 anos e é especialista em dieta vegetariana.

Instagram: @dr.mariolhano

#biotipos #endocrinologista

Posts Em Destaque
Posts Recentes