Como você está preparando o seu 2019?


Essa época é a grande representante das metas e planejamentos. Quase todo mundo se preocupa em organizar, ainda que minimamente, o novo ano numa variada lista de expectativas, projetos e objetivos a serem cumpridos. Não é bem assim?

Às vezes são metas do ano que finda ainda não cumpridas ou novas, de acordo com as necessidades angariadas no ano que passou: um novo emprego, aumentar a renda, trocar de carro, aprender uma nova função, estudar de verdade - o quer que seja que se tenha como objetivo a alcançar, a mesma premissa vale - pensamento positivo e sonhos mirabolantes não servem de muita coisa. A ação é o ponto chave nesse processo de alcançar as metas.

Pensando em tudo isso e aproveitando o clima de planejamentos, hoje vamos fazer uma retrospectiva de temas que já falamos aqui, mas que são tão essenciais que não podem ficar de fora da sua lista. Afinal de contas, como é que você está planejando cuidar da sua saúde para o ano de 2019?

Em primeiro lugar: não projete fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Quando fazemos isso vamos deixando os objetivos cada vez mais inalcançáveis ao mesmo tempo que vamos criando desculpas para nós mesmos de que elas são inatingíveis: “Ah, mas e se eu fizer isto e isto e isto não der certo? E se eu perder? Ah, e o que fulano e ciclano vão pensar de mim?”

Pensar nestas coisas é a receita certa para fracassar. O melhor jeito, mesmo, sem contra-indicação, é fazer. Agir. E ir mudando os rumos do itinerário conforme os objetivos forem sendo atingidos, ou não.

É exatamente por isso que não vamos falar de coisas novas, mas do que já falamos aqui em 2018 e, tratando-se de necessidades vitais para a sua saúde, vamos reforçar:

Comece por um check-up: o Dr Mário, nosso endocrinologista, explicou neste texto o porquê é tão importante realizar exames de rotina. Ninguém age na vida sem saber de onde veio. Isso vale também para a saúde. Para que você tenha uma boa orientação das prioridades para cuidar em 2019, é essencial saber como está o seu organismo e qual função precisa de atenção especial - hormônios? algum problema específico? prevenção? Não deixe de ouvir o que este especialista tem a lhe dizer;

Alimentação: está todo mundo careca de saber que alimentação é a grande aliada para a nossa saúde: prevenção de doenças, tratamento de disfunções, disposição física, emagrecimento. Tudo. Tudo na saúde tem algum envolvimento com a alimentação. Falamos bastante aqui sobre a importância de comer bem e neste texto ressaltamos como pode-se comer de maneira saudável, com menos industrializados e mais comida de verdade. Há dicas práticas e muito claras. Vale a pena;

Exercício físico: outra tema tão recorrente quanto verdadeiro. As condições para que ele seja realizado, no entanto, variam. Nem todo mundo precisa virar expert em atividade física ou ganhar músculos. Existem nuances dentro desta categoria de vida e cada uma delas tem o seu lado positivo. Em 2019 você pode conhecer a suas necessidades e começar a praticar, mesmo que um pouquinho por dia, exercícios que vão, de fato, melhorar o seu condicionamento, disposição e forma física. Não dá mais para deixar para depois.

O medo paralisa. Não tenha nenhum receio de começar a traçar as suas metas, mesmo que elas sejam aparentemente simples ou pequenas. Muito mais vale uma pequena ação diária bem feita do que inúmeros e maravilhosos sonhos que nunca serão concretizados.

Comece com pouco. Mas comece de verdade e não tenha dúvidas: 2019 será promissor em tudo o que você fizer.

Conte com a Alpha Saúde para cuidar do seu corpo e da sua mente em 2019.

Estamos sempre à sua disposição.

#planejamento #saúdepreventiva #checkup

Posts Em Destaque
Posts Recentes