Problema de crescimento em crianças pode estar relacionado ao sono: confira aqui.

Não raro, chegam aqui na Alpha Saúde pais apreensivos pelo alerta do pediatra que deixaria qualquer um preocupado: problema na curva de crescimento dos filhos.
Este é um desafio que afeta, cada vez com maior frequência, crianças pequenas e pré-adolescentes por diversos fatores e, um deles, pode estar relacionado à ausência de noites bem dormidas. Dormir bem é fundamental para o desenvolvimento do seu filho e você vai poder conferir neste texto o porquê:
Quando nós dormimos passamos basicamente por 4 fases no sono, segundo o Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp):
FASE 1 - Corresponde a 10% do tempo que dormimos, é quando estamos na transição entre estar acordado e, aos poucos, relaxamos para dormir profundamente. Neste processo, é liberada a melatonina, hormônio que induz à sonolência.
FASE 2 - Corresponde a 45% do tempo e é aqui que nosso corpo diminui o ritmo cardíaco e respiratório, aumenta a massa muscular e LIBERA O HORMÔNIO DO CRESCIMENTO.
FASE 3 - Corresponde a 25% e é quando o nosso metabolismo cai ainda mais.
FASE REM - Corresponde 20% do sono é a quando ocorre o que nós chamamos de “sono profundo” também quando se dão os sonhos e pesadelos.
Vale aqui destacar a fase dois: 90% deste hormônio do crescimento (GH) é liberado na infância e ele para de ser produzido em determinado momento do sono. Ou seja, se crianças e bebês dormem pouco ou dormem muito tarde, elas não produzem a quantidade suficiente de hormônios que precisam para crescer de acordo com a sua idade.
E se perdem isso num dia, a oportunidade vem só na noite seguinte. E, ainda, se a criança dorme sempre tarde ou mal, o hormônio vai deixando de ser produzido até deixar de ser totalmente.
Além disso, a melatonina só é produzida no escuro. Logo, crianças que trocam o dia pela noite terão dificuldade em produzir este hormônio que ajuda a estimular o sono no horário certo - por isso também que muitas crianças são “agitadas” ao extremo e tem o sono prejudicado.
Com o advento ilimitado de video-games, tablets e smartphones, ficou tudo ainda mais difícil: os estímulos visuais e sonoros desses aparelhos inibem o relaxamento natural do corpo quando vai se aproximando a hora de dormir.
Estudos recentes mostram que a melatonina também é fundamental para o desenvolvimento do sistema reprodutivo feminino e masculino, na vida adulta. Ou seja, entre os 5 e 19 anos é fundamental que crianças e adolescentes durmam o suficiente e um sono de qualidade.
Então, o que fazer para ajudar as crianças a dormirem melhor?
Aqui vão algumas dicas que certamente vão ajudar você a melhorar a qualidade de sono do seu filho, veja só:
1- Ajustar uma rotina para que tenham mais ou menos um horário fixo para dormir. Assim, as crianças se acostumam com aquela realidade e aprendem que aquele horário é preciso dormir. Essa rotina também vai ajudar a evitar que eles troquem o dia pela noite.
2 - Ajudar seu filho a dormir sozinho. Ter o mínimo de estímulos externos seja sonoro ou visual.
3 - Ter uma alimentação saudável, para que a criança não desperte no meio da noite com fome – açúcar, por exemplo, deixam as crianças mais agitadas e sem sono.
É muito importante ajustar esse processo de adormecer para que seu filho se desenvolva bem, cresça adequadamente e tenha todas as funções do corpo em pleno exercício no futuro.
Muitos problemas de crescimento podem ser evitados e corrigidos apenas com uma mudança de hábito que ajude seu filho a dormir melhor.
Este é o primeiro texto de uma pequena série que iremos fazer sobre este assunto: o sono. Há outros problemas relacionados à ausência dele que podem prejudicar também o metabolismo dos adultos.
Fique de olho no nosso blog e acompanhe as novidades.
Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=jsAq86zWaLE
https://veja.abril.com.br/saude/para-crescer-criancas-devem-dormir-lembra-especialista/
http://guiadobebe.uol.com.br/hora-de-dormir-o-sono-parte-4/