Sem receitas mágicas para curar a ressaca: veja o que realmente funciona.


Para este final de ano que promete ser agitado, a Alpha Saúde separou para você um conhecimento muito precioso: como se livrar das famosas ressacas pós festa, especialmente após a virada do ano.

Em primeiro lugar, vale lembrar que a ressaca é uma intoxicação causada pela ingestão elevada de álcool. E os sintomas podem aparecer entre 6 a 8 horas após o consumo e durar até 24 horas.

Nosso organismo leva cerca de 1 hora para metabolizar aproximadamente de 10 a 12 gramas de álcool. Ou seja, doses maiores que essa consumidas neste período ficarão circulando no sangue até serem metabolizadas. É por isso que gera a sensação de embriaguez por nós bem conhecida.

Então, é bom que saibamos que não existe receita milagrosa. De qualquer maneira, é o processo natural do nosso organismo o responsável por eliminar totalmente os efeitos do álcool no sangue.

O que existe são algumas ações que realmente tem efeito no metabolismo e podem ajudar a amenizar a ressaca, mas, cura repentina, não existe.

Já que ninguém quer começar 2018 indisposto e com aquela dor de cabeça sem fim, é bom ter essas dicas preciosas e eficazes na cabeça desde já, não é mesmo? Muito provavelmente na hora da ressaca a disposição para leitura não será a mesma.

1 - Água, água, água: hidratar-se é necessário sempre. Sob qualquer condição física. A ingestão de álcool absorve mais rapidamente a água do nosso organismo e repor isso é fundamental tanto para curar a ressaca, quanto para não gerar uma desidratação;

2 - Alimentar-se: seu metabolismo não vai funcionar bem sem vitaminas, proteínas e carboidratos. Alimente-se bem e a cada três horas para manter o funcionamento equilibrado do corpo;

3 - Descansar: boas horas de sono são preciosas, principalmente para evitar as famosas enxaquecas e dores no corpo que impedem que você esteja disposto para o almoço de Ano Novo (já que as festas não terminam na virada, não é?);

4 - Um docinho: a glicose é utilizada em casos de consumo excessivo de álcool que podem levar até a coma alcóolico. Mesmo este não sendo o seu caso, o fígado metaboliza o álcool para transformá-lo em glicose. Se você consumir doce, pode ajudar o fígado a trabalhar e os sintomas tendem a desaparecer mais rapidamente.

Última dica: todo mundo sabe que as festas de final de ano são especialmente divertidas, mas é sempre bom lembrar que a melhor prevenção para ressaca brava é beber moderadamente e guardar espaço para o dia seguinte!

Boas festas e até 2018!

www.alphasaude.com


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square

Copyright © 2006-2013 Alpha Saúde. Todos os direitos reservados. As informações deste site são de cunho informativo e não substitui o atendimento médico. As decisões sobre o tratamento devem ser orientadas por profissionais especializados.