Nem um minuto a mais: veja o porquê aqueles 5 minutinhos de soneca podem arruinar os seus dias.


Você com certeza já passou por isso: deixou para fazer depois alguma coisa importante e quando finalmente resolveu executar deu errado ou não saiu como você esperava.

A maior parte das doenças de ansiedade e angústia são desencadeadas pela procrastinação. Ou seja, por adiar decisões e atos importantes, fundamentais e necessários para a nossa vida.

Você pensa naquilo que tem que fazer. Às vezes por horas, dias, ou até mesmo semanas. Pensa, pensa, pensa de novo, mas não faz. E quando já não dá mais tempo para “deixar para depois”, no último instante, você faz “do jeito que deu pra fazer”, e se decepciona consigo mesmo. É assim que, infelizmente, agimos com muitas e frequentes ações cotidianas.

Começamos adiando a hora de despertar e isso vai minando a nossa capacidade de agir quando precisamos. Depois adiamos mais cinco minutos no café da manhã, depois na hora de entregar aquele trabalho importante, no almoço com a família, na hora de fazer uma atividade física, de ficar com nossos filhos; até gerar em nós um estado de procrastinação.

Até nos reconhecermos como alguém que não consegue dar conta da sua própria rotina.

Mas então como é possível vencer esse vilão? Como se livrar desse hábito que pode afundar a vida, a carreira e a auto-estima de qualquer um de nós?

Para superar esse estado de vida e conseguir vencer os obstáculos diários é preciso uma disposição de vitória. Ou seja, é preciso um estado interior que esteja disposto a conseguir, a vencer, a não adiar nada que seja importante. E um modo prático de fazer isso é começando logo pela manhã, assim que acordamos.

Uma técnica que funciona é se levantar assim que o relógio despertar. Não deixar, em hipótese alguma, aqueles 5 minutinhos de soneca para dormir a mais.

Isso porque o hábito de despertar todos os dias no mesmo horário, sem exceção, vai gerando em nós uma disposição para fazer tudo o que precisamos. Faz com que a nossa confiança em nós mesmos ganhe uma força impulsionadora, que nos leva pra frente e evita o mau hábito da procrastinação.

O autocontrole é uma condição primordial para a nossa saúde mental e física. Assim, somos nós mesmos quem decidimos como e quando agir, que tomamos as rédeas de nossas vidas e, justamente por isso, não é qualquer situação difícil ou imprevisto que pode nos tirar dos eixos ou fazer desanimar.

Que tal começar amanhã mesmo a aplicar essa fabulosa técnica?

A sua saúde é muito importante para nós. E por isso a Alpha Saúde está aqui de prontidão, a qualquer hora, para lhe atender.

Fonte: Afetividade Infantil e Harmonia Familiar - Dr. Ítalo Marsili

#sono #saúdepsicológica #produtividade

Posts Em Destaque
Posts Recentes