Por que a beleza é importante para a nossa saúde?


Acordar. Escovar os dentes. Tomar banho. Trocar de roupa. Tomar café da manhã. Sair para trabalhar/cuidar dos filhos. Almoçar. Jantar. Dormir. Passear aos finais de semana.

Todo mundo tem rotina. Não sendo alguém que pertence a um grupo específico ou totalmente fora dos padrões, a esmagadora maioria das pessoas tem um tipo de rotina.

Isso faz parte da vida e é bom. É bom saber mais ou menos como as coisas vão acontecer, ter horário para cumprir atividades básicas que nossa sobrevivência exige. Os grupos mais primórdios da humanidade já viviam com algum tipo de organização básica do dia a dia. Como dizem: é assim desde que o mundo é mundo.

Essa realidade concreta para a maioria das pessoas é algo que preserva o nosso corpo e tranquiliza o nosso espírito. Sem sombra de dúvidas, uma pessoa que tem rotina correta para se alimentar é mais saudável do alguém que come desproporcionalmente, sem regra, sem horário, sem limite. E é assim com praticamente todas as esferas básicas da vida.

Isso é belo. Bom. E nesse ponto vale muito a pena uma reflexão especial: por trás dessa simples e ao mesmo tempo complexa realidade, há algo que hoje em dia, muitas vezes, é deixada de lado: a beleza. Sim, o reconhecimento, a valorização e o respeito à beleza, ao que é realmente belo.

Alguns estudos mostram que bebês recém nascidos já conseguem diferenciar o belo do feio. De modo que sorriem e demonstram satisfação diante de uma imagem bonita e choram ou recusam uma imagem feia. Isso acontece porque a beleza é um valor transcendente, ou seja, que ultrapassa o mundo material e que dão sentido à vida.

Ocorre que, muitas vezes, a necessidade da beleza é negligenciada, especialmente num mundo como o nosso onde “tudo é válido”, “tudo é bonito”, como se dependesse apenas da nossa própria impressão. E esse desprezo e despreocupação com o reconhecimento da beleza vai moldando nossas atitudes, posturas e reações emocionais.

Crianças pequenas são um ótimo “laboratório” para entender a importância da beleza: elas conseguem distinguir intuitivamente o que é bom, bonito, limpo e agradável. Uma criança, por exemplo, que cresce num ambiente sujo, feio, desorganizado e sem rotina, muito provavelmente, vai desenvolver sérios e graves problemas cognitivos, intelectuais e de comportamento - porque crianças buscam ordem e harmonia nas coisas.

E é nessa busca pelo belo que possuímos desde a mais tenra idade que desenvolvemos nossa inteligência: buscando padrões, comparando com o que guardamos na memória por ser belo e bom e procurando alcançar mais e mais o que é belo e melhor.

Quando se têm noção do que é belo, quando há verdadeiro apreço pela beleza e por cultivá-la em nosso corpo e mente é que se pode chegar ao verdadeiro sentido de bem-estar. De desenvolvimento saudável e feliz.

A nossa equipe pensa nesse desenvolvimento saudável e pleno para você e sua família. A Alpha saúde não quer apenas tratar algum problema ou traçar um prognóstico. Pensamos em você e no que de melhor você pode ser e viver nessa tão bonita e especial vida: a sua.

Fonte:

http://www.educacaodecriancas.com.br/desenvolvimento-infantil/por-que-beleza-importa


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square

Copyright © 2006-2013 Alpha Saúde. Todos os direitos reservados. As informações deste site são de cunho informativo e não substitui o atendimento médico. As decisões sobre o tratamento devem ser orientadas por profissionais especializados.