29 de setembro Dia Mundial do Coração.

Todos nós sabemos o papel central que o coração desempenha para o bom funcionamento do nosso corpo. Ele bombeia o sangue que vai percorrer cada artéria e cada veia que nos mantém vivos.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) criou um projeto chamado Movidos pelo Coração para ajudar a combater doenças cardíacas que são as principais causadoras de mortes no Brasil.
Neste mês de setembro inteirinho o projeto de dedicou ao movimento setembro do coração com o objetivo de lembrar que hábitos saudáveis, especialmente alimentação e exercícios físicos regulares e visita preventiva ao cardiologista, são fundamentais para o bom funcionamento do coração.
É interessante no dia de hoje pensarmos no modo pelo qual nós mais frequentemente nos referimos ao coração: pelo lado emocional que corresponde à nossa afetividade. Essa é a responsável por guardar os nossos sentimentos, como uma espécie de memória deles.
Sabe quando você se lembra de um momento muito feliz ou muito triste pelo qual você passou e você sente como se o seu coração ganhasse um peso extra, consegue senti-lo pulsar dentro de você, de tão sensível que ele fica? Pois então, neste momento você está tocando na sua memória afetiva.
É também por isso que pessoas expostas a frequentes e intensas situações com cargas emocionais muito fortes podem sofrer algum tipo de problema, como paradas cardíacas.
Segundo a SBC, estas são dicas preciosas para melhorar significativamente a saúde física do coração:
Praticar exercícios físicos;
Manter uma alimentação equilibrada;
Controlar o colesterol, a diabetes e pressão arterial;
Moderar o álcool e evitar sal em excesso;
Ir ao cardiologista regularmente;
Cultivar momentos de lazer.
A Alpha Saúde endossa essas dicas com mais uma: cultivar, o máximo possível, uma vida tranquila e harmoniosa.
Para cuidar bem do coração é preciso unir essas duas grandes e importantes realidades: prevenção clínica e cuidados afetivos. Uma vida harmoniosa, em ordem e feliz ligada a hábitos saudáveis e bem orientados, resultarão, com certeza, num coração saudável e feliz.
E você, como tem cuidado do seu?
Conte pra gente: www.alphasaude.com.br
Fonte: http://prevencao.cardiol.br/campanhas/dmc.asp