29 de setembro Dia Mundial do Coração.


Todos nós sabemos o papel central que o coração desempenha para o bom funcionamento do nosso corpo. Ele bombeia o sangue que vai percorrer cada artéria e cada veia que nos mantém vivos.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) criou um projeto chamado Movidos pelo Coração para ajudar a combater doenças cardíacas que são as principais causadoras de mortes no Brasil.

Neste mês de setembro inteirinho o projeto de dedicou ao movimento setembro do coração com o objetivo de lembrar que hábitos saudáveis, especialmente alimentação e exercícios físicos regulares e visita preventiva ao cardiologista, são fundamentais para o bom funcionamento do coração.

É interessante no dia de hoje pensarmos no modo pelo qual nós mais frequentemente nos referimos ao coração: pelo lado emocional que corresponde à nossa afetividade. Essa é a responsável por guardar os nossos sentimentos, como uma espécie de memória deles.

Sabe quando você se lembra de um momento muito feliz ou muito triste pelo qual você passou e você sente como se o seu coração ganhasse um peso extra, consegue senti-lo pulsar dentro de você, de tão sensível que ele fica? Pois então, neste momento você está tocando na sua memória afetiva.

É também por isso que pessoas expostas a frequentes e intensas situações com cargas emocionais muito fortes podem sofrer algum tipo de problema, como paradas cardíacas.

Segundo a SBC, estas são dicas preciosas para melhorar significativamente a saúde física do coração:

  • Praticar exercícios físicos;

  • Manter uma alimentação equilibrada;

  • Controlar o colesterol, a diabetes e pressão arterial;

  • Moderar o álcool e evitar sal em excesso;

  • Ir ao cardiologista regularmente;

  • Cultivar momentos de lazer.

A Alpha Saúde endossa essas dicas com mais uma: cultivar, o máximo possível, uma vida tranquila e harmoniosa.

Para cuidar bem do coração é preciso unir essas duas grandes e importantes realidades: prevenção clínica e cuidados afetivos. Uma vida harmoniosa, em ordem e feliz ligada a hábitos saudáveis e bem orientados, resultarão, com certeza, num coração saudável e feliz.

E você, como tem cuidado do seu?

Conte pra gente: www.alphasaude.com.br

Fonte: http://prevencao.cardiol.br/campanhas/dmc.asp


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square

Copyright © 2006-2013 Alpha Saúde. Todos os direitos reservados. As informações deste site são de cunho informativo e não substitui o atendimento médico. As decisões sobre o tratamento devem ser orientadas por profissionais especializados.