6 mitos e verdades sobre suplementos alimentares


Atualmente, muitas informações vêm sendo disseminadas sobre suplementação alimentar. Tanto a mídia quanto o senso comum reforçam a ideia de que para ingerir tudo o que o nosso organismo necessita é preciso fazer uso de suplementos alimentares! Mas, você sabe o que são os suplementos alimentares e como eles devem ser utilizados?

Suplementos alimentares são substâncias que complementam a alimentação, fornecendo minerais, fibras, vitaminas, aminoácidos, ácidos graxos, proteínas e carboidratos. Cada suplemento tem uma função e pode ser usado de forma isolada ou combinado com outros suplementos. Separamos 6 mitos e verdades para te ajudar a desmistificar algumas informações e entender como eles realmente funcionam:

1) Suplementos alimentares engordam

Verdade! De fato, suplementos podem engordar, mesmo que este não seja o objetivo. A ingestão em excesso ou sem indicação médica pode ter efeitos desastrosos e arriscar a saúde de quem os consome. O Whey Protein, por exemplo, é uma proteína do soro do leite. Quando utilizado de maneira correta, não engorda, ao contrário, pode ajudar a emagrecer ou a obter hipertrofia, aumento do volume dos músculos, mas se consumido de maneira indiscriminada pode causar o acúmulo de gordura corporal. Existem também suplementos hipercalóricos que auxiliam no ganho de peso, para pessoas que tem esse objetivo, mas é sempre importante buscar orientação médica.

2) Não é possível obter massa muscular sem suplementos

Mito! Uma alimentação balanceada, hábitos saudáveis, atividades físicas regulares contribuem para uma excelente qualidade de vida e neste caso, os suplementos podem sim ser dispensados. O ganho de massa muscular será resultado de um equilíbrio entre alimentação e treinos sob a orientação de profissionais da área.

3) Creatina é anabolizante

Mito. A Creatina é um suplemento alimentar composto por três aminoácidos: metionina, glicina e arginina. Dentre suas funções, a principal é fornecer energia no momento da contração dos músculos. Nosso corpo produz a creatina através do consumo das proteínas e sua complementação é comumente utilizada por quem pratica exercícios físicos.

4) Suplementos são apenas para atletas

Mito. Os suplementos podem complementar a alimentação de todos os indivíduos. Quem irá determinar a carência nutricional de cada um e a necessidade do uso de suplementos é o médico endocrinologista, que através de exames, poderá indicar ou não uma suplementação de acordo com cada paciente. Mas, existem os suplementos esportivos específicos, destinados a quem pratica atividade física.

5) Posso utilizar suplementos no lugar de medicamentos ao combater doenças

Mito. Você pode complementar sua alimentação com vitamina C, por exemplo, com o propósito de fortalecer seu sistema imunológico e evitar doenças, mas este suplemento jamais substituirá um medicamento no caso de já doente. Assim, funcionam todos os suplementos! Este, aliás, é um alerta da Anvisa, para que nenhum suplemento ocupe as funções de medicamentos.

6) Suplementos podem ajudar a emagrecer

Verdade! Tudo irá depender do uso adequado deles. Apenas utilizar suplementos termogênicos, que aceleram o metabolismo e auxiliam na perda de gordura, não fará você perder peso. Uma dieta equilibrada e atividades físicas são determinantes neste caso. Portanto, antes de usar qualquer suplemento procure orientação médica.

Os suplementos podem ser aliados poderosos na prevenção de doenças e na busca por saúde e qualidade de vida. Basta ter a orientação correta! O corpo clínico da Alpha Saúde é composto por excelentes profissionais que podem te orientar e indicar uma suplementação adequada! Não ingira nada sem antes saber do que seu corpo realmente precisa.

Agende uma visita agora mesmo. O médico fará uma avaliação e você poderá expor seus objetivos e esclarecer todas as suas dúvidas!

#suplementos #alimentação

Posts Em Destaque
Posts Recentes