Você sabe por que um médico psiquiatra é necessário?

A saúde do corpo envolve um conjunto de fatores que vão muito além do físico, dentre esses, a saúde mental ocupa um lugar de extrema importância. Afinal, é do cérebro que o restante do corpo recebe os comandos para realizar desde as funções básicas até as mais complexas.
É ele o responsável por todas as nossas ações motoras como também psicológicas. Na medicina, a especialidade que cuida da nossa saúde mental é a psiquiatria, que é focada na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças e distúrbios que afetam, ou afetaram, nosso sistema central, o cérebro.
Quando se fala em psiquiatria, ainda existe um preconceito ou até mesmo má interpretação sobre essa área tão importante. Por muito tempo o psiquiatra foi considerado como o médico que cuida dos "loucos" e pessoas que não estão aptas para o convívio social. Porém, esse tipo de interpretação ainda ocorre muitas vezes por falta de informação. É necessário entender que o papel do psiquiatra é garantir que haja um equilíbrio biológico da saúde mental para que o indivíduo em questão tenha uma boa qualidade de vida, assim como em qualquer outra especialidade médica. Vamos entender um pouco mais sobre como funciona esse universo?
Como a psiquiatra atua
A psiquiatria é uma especialização da medicina que avalia o problema do indivíduo de uma perspectiva médica e orgânica. Por estudar a química do cérebro e sua influência nas doenças e comportamentos, ele é o único que pode realizar prescrições de medicamentos para equilibrar a saúde mental auxiliando o paciente a levar uma vida com qualidade.
O campo de atuação da psiquiatria é extremamente amplo. Para se chegar a um diagnóstico, é realizada uma série avaliações e exames levando em consideração os múltiplos fatores que envolvem a existência humana. Relações interpessoais, projetos de vida, exames físicos, testes neurológicos, exames de imagem, enfim, todas as ferramentas que possam ajudar a diagnosticar distúrbios e doenças no indivíduo.
Como responsáveis pela saúde mental, os psiquiatras podem utilizar esses tipos de exames e recursos para diagnósticos clínicos de problemas mentais desde a infância até a vida adulta, sejam eles leves, moderados ou graves. O tratamento também varia de acordo com a idade do paciente.
O que a psiquiatria trata
Existem doenças comuns que chegam todos os dias aos consultórios. Quanto antes diagnosticadas, maior a possibilidade de cura.
As principais são:
Depressão
Transtorno bipolar
Esquizofrenia
Ansiedade
Autismo
Mal de parkinson
Dependências químicas
Mal de alzheimer
Estresse
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
Pânico
Quando nossa mente não está exercendo suas funções de forma satisfatória, diversos problemas de saúde podem surgir, podendo ser psicológicos ou biológicos, mas todos provocam alterações na anatomia e/ou funcionamento cerebral. É muito importante levar a sério os problemas relacionados à mente e encará-los sem preconceito. Assim como todas as partes do nosso corpo, a nossa mente está sujeita a adoecer e precisa de um profissional especializado que esteja apto para atender e entender seu funcionamento, necessidades e complexidades.
Se você receber uma recomendação médica ou perceber a necessidade de procurar um psiquiatra, não hesite, pois ele te auxiliará a ter uma vida mais prazerosa e longeva. Alguma dúvida relacionada à psiquiatria? Escreve pra gente ou venha conversar com um de nossos especialistas.