Você sabe por que um médico psiquiatra é necessário?


A saúde do corpo envolve um conjunto de fatores que vão muito além do físico, dentre esses, a saúde mental ocupa um lugar de extrema importância. Afinal, é do cérebro que o restante do corpo recebe os comandos para realizar desde as funções básicas até as mais complexas.

É ele o responsável por todas as nossas ações motoras como também psicológicas. Na medicina, a especialidade que cuida da nossa saúde mental é a psiquiatria, que é focada na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças e distúrbios que afetam, ou afetaram, nosso sistema central, o cérebro.

Quando se fala em psiquiatria, ainda existe um preconceito ou até mesmo má interpretação sobre essa área tão importante. Por muito tempo o psiquiatra foi considerado como o médico que cuida dos "loucos" e pessoas que não estão aptas para o convívio social. Porém, esse tipo de interpretação ainda ocorre muitas vezes por falta de informação. É necessário entender que o papel do psiquiatra é garantir que haja um equilíbrio biológico da saúde mental para que o indivíduo em questão tenha uma boa qualidade de vida, assim como em qualquer outra especialidade médica. Vamos entender um pouco mais sobre como funciona esse universo?

Como a psiquiatra atua

A psiquiatria é uma especialização da medicina que avalia o problema do indivíduo de uma perspectiva médica e orgânica. Por estudar a química do cérebro e sua influência nas doenças e comportamentos, ele é o único que pode realizar prescrições de medicamentos para equilibrar a saúde mental auxiliando o paciente a levar uma vida com qualidade.

O campo de atuação da psiquiatria é extremamente amplo. Para se chegar a um diagnóstico, é realizada uma série avaliações e exames levando em consideração os múltiplos fatores que envolvem a existência humana. Relações interpessoais, projetos de vida, exames físicos, testes neurológicos, exames de imagem, enfim, todas as ferramentas que possam ajudar a diagnosticar distúrbios e doenças no indivíduo.

Como responsáveis pela saúde mental, os psiquiatras podem utilizar esses tipos de exames e recursos para diagnósticos clínicos de problemas mentais desde a infância até a vida adulta, sejam eles leves, moderados ou graves. O tratamento também varia de acordo com a idade do paciente.

O que a psiquiatria trata

Existem doenças comuns que chegam todos os dias aos consultórios. Quanto antes diagnosticadas, maior a possibilidade de cura.

As principais são:

  • Depressão

  • Transtorno bipolar

  • Esquizofrenia

  • Ansiedade

  • Autismo

  • Mal de parkinson

  • Dependências químicas

  • Mal de alzheimer

  • Estresse

  • Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

  • Pânico

Quando nossa mente não está exercendo suas funções de forma satisfatória, diversos problemas de saúde podem surgir, podendo ser psicológicos ou biológicos, mas todos provocam alterações na anatomia e/ou funcionamento cerebral. É muito importante levar a sério os problemas relacionados à mente e encará-los sem preconceito. Assim como todas as partes do nosso corpo, a nossa mente está sujeita a adoecer e precisa de um profissional especializado que esteja apto para atender e entender seu funcionamento, necessidades e complexidades.

Se você receber uma recomendação médica ou perceber a necessidade de procurar um psiquiatra, não hesite, pois ele te auxiliará a ter uma vida mais prazerosa e longeva. Alguma dúvida relacionada à psiquiatria? Escreve pra gente ou venha conversar com um de nossos especialistas.

#psiquiatra #bemestar #saúdepsicológica #vidasaudável

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square

Copyright © 2006-2013 Alpha Saúde. Todos os direitos reservados. As informações deste site são de cunho informativo e não substitui o atendimento médico. As decisões sobre o tratamento devem ser orientadas por profissionais especializados.