Entenda o que o Endocrinologista esportivo pode fazer por você


A prática regular de exercícios físicos é um dos fatores determinantes para a melhora na qualidade de vida. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a recomendação é que por semana sejam realizados no mínimo 60 minutos de exercícios aeróbicos moderados por crianças e 150 minutos por adultos. Entretanto, praticar atividades físicas sem orientação de um profissional pode colocar em risco a saúde do esportista. A supervisão do endocrinologista esportivo na rotina dos que praticam esportes é essencial, pois ele fará uma análise aprofundada de como o sistema endócrino de cada paciente funciona, podendo assim, orientá-lo de maneira adequada, ajudando-o a atingir objetivos específicos.

A endocrinologia propõe uma ampla compreensão da forma como o corpo responde aos exercícios físicos realizados. Seu propósito é evitar o estresse físico, psicológico, carências nutricionais e deficiências hormonais. Este acompanhamento não tem sido procurado apenas por atletas, mas por todos que almejam o bem estar e qualidade de vida. Confira as 3 principais metas que a endocrinologia, focada no estilo de vida esportivo, pode te ajudar a atingir:

1) Perda de peso

Uma pesquisa recente do IBGE apontou que quase 60% da população brasileira com mais de 18 anos está acima do peso considerado ideal. A luta por uma silhueta magra ocorre não apenas por fatores estéticos, mas, sobretudo por questões de saúde. Ao consultar o endocrinologista saiba que ele vai, antes de tudo, investigar os motivos do ganho de peso e com isso, por meio dos exames médicos, dos históricos genéticos, das rotinas dos pacientes, determinar um diagnóstico e montar um plano de ação coerente com o sistema endócrino e metabolismo de cada pessoa.

2) Definição muscular

Muitos pressupõe que quanto menor o percentual de gordura no corpo mais saudável e definido a pessoa se torna. Engana-se quem pensa assim. Assim como tudo que compõe o organismo, a gordura também é essencial para o bom funcionamento do corpo. É por esta e outras razões que quem opta por manter um corpo definido através da atividade física e alimentação balanceada, também deve ser supervisionado pelo endocrinologista. O médico irá orientar o paciente no que se refere à hipertrofia, massa magra, percentual de gordura adequado, atividade física, alimentação e suplementação.

3) Condicionamento Físico

Uma pessoa com condicionamento físico é aquela que sente o mínimo de desconforto e cansaço ao praticar esportes e atividades do cotidiano, como: estender uma roupa no varal, subir escadas, lavar o carro, varrer o chão. Mesmo para quem já dispõe do físico ideal é necessário manter a saúde através do condicionamento. A manutenção do organismo e de todas as suas funcionalidades também deve ser feita por meio do endocrinologista. Com seu acompanhamento periódico e orientações será mais fácil atingir e manter o corpo saudável e ativo.

Parecer saudável não é o mesmo que ser! Para ter longevidade e disposição ao praticar esportes, não deixe de ter a endocrinologia ao seu lado e cuidar do seu corpo por dentro e por fora. Atente-se para não se automedicar no caso de suplementação alimentar e medicamentos para emagrecer. A automedicação é perigosa e não aconselhada. Também não pratique exercícios físicos em excesso e sem orientação. Não opte por dietas mágicas e treinos mirabolantes, o efeito pode ser o oposto do que você espera. Na busca por resultados rápidos muitos costumam negligenciar o corpo.

Agora que já conhece um pouco mais sobre a relação da Endocrinologia com o esporte, saiba que na Alpha Saúde, o corpo clínico é composto por profissionais conceituados como o Dr. Mário Lhano, endocrinologista, metabologista e nutrólogo com vasta experiência. Ele pode te orientar adequadamente e responder suas dúvidas. Agende uma consulta!

#endocrinologista #esporte #bemestar #saúde

Posts Em Destaque
Posts Recentes