Mitos e verdades sobre metabolismo: saiba tudo em 8 dicas!

Se você digitar em uma ferramenta de busca na internet “como acelerar o metabolismo”, vai encontrar inúmeras páginas que dão a receita ideal ou dicas de como isso é possível. Muito se fala sobre, mas nem sempre as informações que chegam até você são verdadeiras e científicas. Aqui vamos desmistificar alguns mitos sobre o famigerado metabolismo, mas antes precisamos entender o que é o metabolismo.
O metabolismo nada mais é que o processo pelo qual nosso corpo converte os alimentos que consumimos na energia que precisamos para sobreviver e realizar qualquer tipo de atividade. Em detalhes, funciona assim: comemos os alimentos, eles são digeridos, os nutrientes são absorvidos e enviados para fornecer energia às nossas células.
Mitos X verdades
Listamos 8 informações pra você entender de uma vez por todas, como funciona o metabolismo e o que é verdade ou mito.
1) O metabolismo é determinado pela sua genética
Verdade! É isso mesmo. As informações que definem a maioria do nosso gasto energético vêm do nosso DNA. Por volta de 80% da taxa metabólica é estabelecida geneticamente, já os outros 20% estão relacionados ao seu estilo de vida. Homens geralmente têm o metabolismo mais acelerado por possuir mais massa muscular e esse tecido é metabolicamente ativo, portanto quanto mais massa muscular maior será o gasto calórico.
2) Pessoas com taxa metabólica baixa serão sempre obesas
Mito! O peso pode ser controlado atentando-se ao valor calórico da dieta e exercícios físicos, ajustando-os à taxa metabólica do indivíduo. Para isso é importante procurar profissionais que avaliem e auxiliem nesse processo.
3) Pessoas mais magras têm o metabolismo mais rápido
Mito! A confusão acontece porque se imagina que pessoas mais magras comem o que quiserem e não ganham peso. Concluindo-se assim, que elas têm o metabolismo mais acelerado. No entanto, o gasto calórico está muito mais relacionado com a quantidade de músculos que um indivíduo possui. Ao comparar duas pessoas com o mesmo peso, geralmente quem possui maior quantidade de músculos tem o metabolismo mais acelerado. Quer dizer, mesmo que o tamanho do corpo interfira, a composição corporal tem uma influência mais direta sobre o metabolismo.
4) Comer à noite retarda o metabolismo
Mito! Não é bem assim. Nosso metabolismo fica mais lento a noite sim, já que gastamos menos energia, mas é o quanto e o que se come que interfere no funcionamento do metabolismo. Não é porque você come tarde da noite que necessariamente terá o metabolismo lento. Fazer uma refeição durante a noite não é pior do que comer em qualquer hora do dia, desde que a refeição seja saudável e nas proporções corretas.
5) Exercícios físicos aceleram o metabolismo
Verdade! O principal efeito dos exercícios é o aumento do gasto energético. A termogênese também é estimulada e como resultado o corpo gasta mais energia até mesmo em repouso. Além disso, a prática de exercícios físicos reduz a taxa de gordura e aumenta a massa magra do corpo e como consequência deixa o metabolismo mais rápido, pois o músculo gasta mais calorias que o tecido adiposo.
6) Dormir influencia o metabolismo
Verdade! Quando se dorme pouco ou mal há uma alteração nos hormônios que são produzidos durante a noite. Um deles é o hormônio de crescimento que está diretamente relacionado à manutenção da massa muscular. Portanto, dormir bem pode sim influenciar a taxa metabólica.
7) Comer fibras acelera o metabolismo e a queima de gordura
Mito! A fibra não intensifica a queima de gordura nem acelera metabolismo. O que acontece é que quando se come fibras, ela evita parte da absorção da gordura ingerida e elimina essa gordura nas fezes, mas é um efeito sutil que não elimina a maior parte da gordura.
8) Quanto mais o tempo passa, mais lento fica o metabolismo
Verdade! Com o passar dos anos é normal que a velocidade do metabolismo caia naturalmente. Isso acontece porque a velocidade da atividade das células cai gradualmente. Além do mais, a massa muscular também diminui com o passar do tempo. É por isso que é mais fácil perder peso quando se é mais jovem.
É importante entender que metabolismo não é apenas a velocidade em que um corpo queima calorias. Na realidade, o metabolismo é composto por duas partes que exercem diferentes funções: catabolismo e anabolismo. O catabolismo é o mais conhecido, que é o rompimento ou quebra das ligações químicas para liberar energia na forma de calorias. Por sua vez, o anabolismo é a retenção de energia para ser usada posteriormente, o que inclui carboidratos e gorduras. Para se ter um metabolismo que funcione adequadamente, é necessário um equilíbrio de ambas as funções!
Se você ouviu por aí algum mito sobre o metabolismo, deixe sua pergunta aqui nos comentários que a gente te responde se é mito ou verdade. Quer entender mais sobre o seu metabolismo? A Alpha Saúde conta com profissionais especializados em metabologia. Marque hoje mesmo a sua consulta e entenda melhor o seu corpo.