Alho: seu grande aliado na saúde do coração

O alho é um dos temperos mais usados no mundo. Ele está presente em praticamente todas as receitas da culinária brasileira, mas além disso a iguaria tem um papel de destaque em assuntos relacionados à saúde.
Só para começo de conversa, ele é considerado um antibiótico e antiflamatório natural, possuindo propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e também é um grande aliado no caso de doenças respiratórias. Suas propriedades expectorantes auxiliam na eliminação do muco nas vias aéreas facilitando a respiração de quem possui asma, bronquite e até mesmo uma simples gripe. Outra função do alho é a proteção do sistema imunológico e até mesmo um potente anticancerígeno, por ser rico em antioxidantes. Já deu pra entender que o alho é muito mais que um tempero, não é mesmo?
Além de todos os benefícios citados acima, o alho é muito benéfico para a saúde do coração. Aqui você vai aprender quais são esses benefícios e qual a melhor forma de utilizar o alho na prevenção e auxílio do tratamento de doenças cardiovasculares.
Benefícios
1) Reduz a pressão arterial.
2) Diminui o colesterol e triglicerídeos altos.
3) Previne e auxilia no tratamento de trombose e aterosclerose.
4) Promove uma leve dilatação nos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue.
5) Dificulta a coagulação sanguínea e desobstrui as artérias, o que costuma ser a principal causa dos enfartes e derrames cerebrais (AVC’s).
Como usar o alho no dia a dia e proteger o coração
A alicina é o composto ativo encontrado no alho que mais auxilia na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. Para aproveitar ao máximo seu benefício medicinal, é ideal que se consuma o alho esmagado ou picado, e de preferência cru. Se colocado em temperaturas elevadas (acima de 70º C), a alicina é desativada e o alho acaba perdendo suas propriedades curativas.
Uma das formas mais tradicionais do uso do alho é como tempero na comida. Como sua eficácia é maior se consumido cru, pode-se optar também por consumi-lo picado em cima da comida.
Existem também suplementos em forma de cápsulas. É importante pontuar que é sempre melhor utilizar o alho em sua forma natural, mas como muitas pessoas não suportam o cheiro de alho, essa pode ser uma alternativa para não se privar de seus benefícios. Se usado em cápsulas, é recomendado de quatro a sete gramas/dia por perder um pouco do seu efeito.
Se consumido cru e fresco, a recomendação é de quatro gramas por dia, na forma de chá ou água aromatizada.
Para fazer o chá, basta amassar um dente de alho cru e adicionar em 100 a 200ml de água fervente por 10 a 15 minutos. Retirar do fogo, deixar repousar durante mais 10 minutos e beber morno. Para melhorar o sabor do chá, depois de fervido, você pode acrescentar gengibre, limão e/ou uma colher de mel. O ideal é consumir pela manhã, em jejum, cerca de meia hora antes de tomar café da manhã.
Já a água aromatizada, é só colocar um dente de alho cru amassado em 100ml de água e deixa descansar durante seis a oito horas, ou enquanto dorme, e tomar em jejum pela manhã.
Lembre-se que assim como todos os alimentos, é importante ter equilíbrio no uso do alho, pois se consumido em altas doses pode causar náuseas, irritação gástrica, além de liberar odor na pele e no hálito. Outro ponto fundamental, remédios caseiros não devem substituir as recomendações e medicamentos receitados pelo seu médico.
Prevenir é sempre melhor, mas se você possui alguma doença relacionada ao coração, a Alpha Saúde sabe como ninguém como cuidar dele. Agende uma consulta conosco!
#alho #saúde #alimentação #antiflamatório #natural #temperos #benefícios