Alho: seu grande aliado na saúde do coração


O alho é um dos temperos mais usados no mundo. Ele está presente em praticamente todas as receitas da culinária brasileira, mas além disso a iguaria tem um papel de destaque em assuntos relacionados à saúde.

Só para começo de conversa, ele é considerado um antibiótico e antiflamatório natural, possuindo propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e também é um grande aliado no caso de doenças respiratórias. Suas propriedades expectorantes auxiliam na eliminação do muco nas vias aéreas facilitando a respiração de quem possui asma, bronquite e até mesmo uma simples gripe. Outra função do alho é a proteção do sistema imunológico e até mesmo um potente anticancerígeno, por ser rico em antioxidantes. Já deu pra entender que o alho é muito mais que um tempero, não é mesmo?

Além de todos os benefícios citados acima, o alho é muito benéfico para a saúde do coração. Aqui você vai aprender quais são esses benefícios e qual a melhor forma de utilizar o alho na prevenção e auxílio do tratamento de doenças cardiovasculares.

Benefícios

1) Reduz a pressão arterial.

2) Diminui o colesterol e triglicerídeos altos.

3) Previne e auxilia no tratamento de trombose e aterosclerose.

4) Promove uma leve dilatação nos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue.

5) Dificulta a coagulação sanguínea e desobstrui as artérias, o que costuma ser a principal causa dos enfartes e derrames cerebrais (AVC’s).

Como usar o alho no dia a dia e proteger o coração

A alicina é o composto ativo encontrado no alho que mais auxilia na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. Para aproveitar ao máximo seu benefício medicinal, é ideal que se consuma o alho esmagado ou picado, e de preferência cru. Se colocado em temperaturas elevadas (acima de 70º C), a alicina é desativada e o alho acaba perdendo suas propriedades curativas.

  • Uma das formas mais tradicionais do uso do alho é como tempero na comida. Como sua eficácia é maior se consumido cru, pode-se optar também por consumi-lo picado em cima da comida.

  • Existem também suplementos em forma de cápsulas. É importante pontuar que é sempre melhor utilizar o alho em sua forma natural, mas como muitas pessoas não suportam o cheiro de alho, essa pode ser uma alternativa para não se privar de seus benefícios. Se usado em cápsulas, é recomendado de quatro a sete gramas/dia por perder um pouco do seu efeito.

  • Se consumido cru e fresco, a recomendação é de quatro gramas por dia, na forma de chá ou água aromatizada.

  • Para fazer o chá, basta amassar um dente de alho cru e adicionar em 100 a 200ml de água fervente por 10 a 15 minutos. Retirar do fogo, deixar repousar durante mais 10 minutos e beber morno. Para melhorar o sabor do chá, depois de fervido, você pode acrescentar gengibre, limão e/ou uma colher de mel. O ideal é consumir pela manhã, em jejum, cerca de meia hora antes de tomar café da manhã.

  • Já a água aromatizada, é só colocar um dente de alho cru amassado em 100ml de água e deixa descansar durante seis a oito horas, ou enquanto dorme, e tomar em jejum pela manhã.

Lembre-se que assim como todos os alimentos, é importante ter equilíbrio no uso do alho, pois se consumido em altas doses pode causar náuseas, irritação gástrica, além de liberar odor na pele e no hálito. Outro ponto fundamental, remédios caseiros não devem substituir as recomendações e medicamentos receitados pelo seu médico.

Prevenir é sempre melhor, mas se você possui alguma doença relacionada ao coração, a Alpha Saúde sabe como ninguém como cuidar dele. Agende uma consulta conosco!

#alho #saúde #alimentação #antiflamatório #natural #temperos #benefícios

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square

Copyright © 2006-2013 Alpha Saúde. Todos os direitos reservados. As informações deste site são de cunho informativo e não substitui o atendimento médico. As decisões sobre o tratamento devem ser orientadas por profissionais especializados.