4 dicas para manter uma rotina saudável a longo prazo


Seja qual for a área em questão, para se desenvolver e executar um projeto de qualidade é imprescindível um bom planejamento. Agora imagine a sua saúde como um projeto em constante andamento. Como não pensar e planejar quais os caminhos para se ter uma boa qualidade de vida e consequentemente uma boa saúde? É importante pensarmos alternativas e escolhas para cuidar do nosso corpo e para vivermos mais e melhor.

No entanto, nem sempre é fácil se organizar e manter uma rotina saudável. Se alguém te disser que é super fácil, duvide. É preciso sim, dedicação e empenho para harmonizar nossas vontades e necessidades. O primeiro passo é ter consciência de que manter hábitos saudáveis é a melhor forma de ter uma qualidade de vida elevada e melhor disposição para realizar as atividades do dia a dia.

Depois de racionalizar que é preciso ter uma rotina saudável, quais mudanças são primordiais? Abaixo você vai encontrar algumas dicas que a partir do seu contexto e necessidade podem se desdobrar em algo mais pontual para sua rotina.

1. Durma bem

É na hora do sono que renovamos as energias. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a qualidade do nosso sono e para se ter um sono de qualidade o ideal é que se durma por volta de 8h por noite. Nosso organismo desempenha funções primordiais durante o sono como a liberação de alguns hormônios e o fortalecimento do sistema imunológico, portanto é assunto sério. Comer coisas leves, tomar um banho quente e desligar-se do celular são algumas coisas que facilitam e estimulam o processo de dormir bem.

2. Alimente-se de forma balanceada

Você já deve saber que é importante evitar alimentos muito gordurosos, e é saudável consumir mais frutas, legumes, verduras e cereais, todavia o foco não deve ser apenas no que se come, como também os horários e a quantidade necessária para se obter os nutrientes certos. Nunca pule o café da manhã, ele é uma das refeições mais importantes do dia. Evite comer com pressa, em frente à TV ou computador, pois você acaba comendo muito mais do que precisa. Mastigue bem e coma pausadamente. Se possível, fuja de assuntos desagradáveis e que te aborreçam durante as refeições. Ah, e beba bastante água durante, ela auxilia no bom funcionamento do organismo. O recomendado é que se beba de seis a oito copos por dia.

3. Mova-se

Exercitar-se regularmente é um hábito essencial para manter uma rotina saudável. Escolha um exercício que seja conveniente e que você goste. Nada te impede também de migrar entre diferentes modalidades e experimentar diferentes tipos de esportes e exercícios. Manter uma rotina de exercícios regulares não é fácil, então se abra as diferentes possibilidades para não se entediar e acabar desanimando. Se você não é acostumado a se exercitar, comece devagar e vá aumentando o ritmo aos poucos para não forçar seu corpo e nem sofrer tensões musculares.

4. Cuide da sua mente

A definição de saúde da OMS (Organização Mundial de Saúde) é: um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Logo, em uma rotina saudável a saúde mental e social deve estar incluída. Temos a tendência de ignorar ou esquecer desse aspecto fundamental para se ter uma vida saudável. Tire tempo para você, seus projetos pessoais e relacionamentos interpessoais. Estar em paz e equilíbrio consigo mesmo facilita, e muito, a relação com o mundo ao seu redor.

Agora é você se organizar e planejar uma rotina de acordo com as suas necessidades e que se encaixe em sua vida diária. Seja realista, caso contrário será quase impossível manter essa rotina saudável por muito tempo. Analisar seus hábitos e entender como você funciona é determinante para estabelecer objetivos alcançáveis e viáveis.

E aí preparado para ter hábitos mais saudáveis? A Alpha Saúde está disponível para atender você e te ajudar a ter uma rotina mais saudável. Agende um horário com nossos profissionais e faça parte dessa família.

#rotinasaudável #alimentação #saúde #emagrecimentosaudável #bemestar

Posts Em Destaque
Posts Recentes