Conheça os exames preventivos mais importantes para as mulheres

Boa parte das pessoas procura um médico apenas quando estão doentes ou em algum caso de emergência. Porém, mesmo sem a suspeita de alguma doença, é muito importante um acompanhamento médico regular e a realização de exames preventivos. O motivo é simples, as doenças que são diagnosticadas logo no início da sua manifestação tem cerca de 90% de chance de cura, pois com o diagnóstico precoce aumentam-se as chances de sucesso no tratamento. Além disso, quanto mais tardio o diagnóstico e avançada a doença, mais invasivos e dolorosos são os procedimentos da cura.

Logo depois do nascimento, são realizados diversos exames para checar a saúde geral do bebê, como por exemplo, o famoso teste do pezinho. E assim, para cada fase da vida existem exames importantes que devem ser feitos regularmente que fornecem um panorama da saúde de cada pessoa. Como o aparecimento de algumas doenças têm um processo silencioso, se há uma frequência na realização de exames preventivos, o diagnóstico será feito logo no início. “Uma frequência adequada para a realização desses exames é uma vez a cada seis meses e pessoas com fatores de risco devem redobrar a atenção e cuidado com a saúde”, afirma o endocrinologista e metabologista Dr. Mário Gonçalves Lhano.

Quando falamos de saúde preventiva especificamente para mulheres, é comum focarmos apenas nos exames ginecológicos, que também são essenciais no diagnóstico precoce de inúmeras doenças. Mas, é importante salientar que a saúde da mulher engloba muitos outros aspectos que devem ser acompanhados e observados. Veja alguns exemplos dos principais exames:

Principais exames e suas funções:

  • TSH: avalia e detecta distúrbios na tireóide.

  • Glicose: analisa a taxa de glicose no sangue e pode indicar um quadro de diabetes.

  • Hemograma: tem como objetivo obter informações sobre as células do sangue, se estão no formato esperado e quantidade correta.

  • Colesterol total e frações: mede as taxas de colesterol no sangue.

  • Triglicerídeos: investiga os valores dessa gordura presente no sangue que em certos níveis aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

  • Uréia e Creatinina: avalia se existe alguma alteração na função dos rins.

  • TGO e TGP: detecta disfunções no fígado, como algum tipo de hepatite ou lesões celulares.

Com certeza, a melhor forma de prevenção para qualquer doença é ter um estilo de vida equilibrado! Ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, beber a quantidade certa de água e investir em boas horas de sono e lazer são alguns dos fatores que diminuem as chances de desenvolver diversos tipos de doenças. No entanto, mesmo com um bom estilo de vida algumas doenças se desenvolvem por outros motivos, como a genética, por exemplo. Por isso a importância dos exames preventivos. Eles apontam uma manutenção ou mudança no estilo de vida e também o início de um tratamento, se necessário.

A Alpha Saúde tem experiência em monitorar e acompanhar de perto a saúde das mulheres. Prevenir é sempre mais vantajoso! Entre em contato conosco e agende seus exames preventivos.

#saúde #mulher #examespreventivos #previnase

Posts Em Destaque
Posts Recentes